Na sociedade moderna, os homens se distinguem em duas posições frente ao sistema em que está integrado: os que sabem e os que não sabem. Na medida em que o primeiro viabiliza algumas decisões como: interfiri, agir,direcionar a vida política, cultural e até artistitica. Isso nos revela que a Educação Escolar, longe de igualar as oportunidades a todos no mundo. É legitimada e um poderoso isntrumento de diferenciação de poder, nem que muita das vezes isso não aconteça, mas por ser um instrumento de diferenciação acaba por exercer esse papel.
Durkheim diz que
"cada sociedade, considerada em momento determinado do seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõem aos individuos de modo geralmente direcionado a algum proposito... Há, pois, a cada momento, um tipo regulador de educação do qual não nos podemos separar sem vivas resistências"
Se nóis não podemos nos libertar das "forças ocultas" que atrasam nosso país, fazamos uma nova educação para a sociedade paltada no momento histórico. Portanto, conhecer o tipo de sociedade em que estamos aglutinados é importante para analisar as estruturas politicas, economicas e culturais.
A consciência da possibilidade da mudança, da transformação, pode ser atingida através do conhecimento da historicidade da sociedade. E a Geografia, se despojada de sua deformação de ciência que se limita a descrever pontos geográficos, rios e picos, poderia se transformar num poderoso instrumento de conhecimento do espaço como produção humana, seja o espaço do homem do campo, seja o espaço urbano, seja o espaço natural apropriadoe transformado pela ação ordenada ou desordenada ou produtiva. O estudo da Geografia deve mostrar que o espaço é incorporado à realidade humana pelo força de trabalho. Devem também revelar a historicidade do espaço habitado, e principalmente mostrar a interferencia do homem sobre as suas ações, ou seja o interesse.
É necessário, superar a concepção de que a educação escolar tem por função apenas repetir o conhecimento do passado, é necessario superar o o saber ja sabido e considerado útil. É necessário superar a educação conformista.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA
Rodrigues, Neidson. Lições dos Principe e outras lições, -São Paulo
BARROSO, J. Gestão local da educação: entre o Estado e o mercado, a
responsabilização colectiva. In: MACHADO, L.; FERREIRA, N. (Org.). Política
e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A; ANPAE, 2002.
p. 173-197.
responsabilização colectiva. In: MACHADO, L.; FERREIRA, N. (Org.). Política
e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A; ANPAE, 2002.
p. 173-197.
Nenhum comentário:
Postar um comentário